Elain Aron e HSP (Highly Sensitive Person)

Todos nós temos as nossas emoções, os nossos turbilhões emocionais, e é um problema para a maior parte das pessoas saber lidar com eles. No entanto existem pessoas um pouco mais sensíveis e que precisam, mais urgentemente, saber lidar com estes altos e baixos. Não porque o saibam fazer menos bem que os outros, mas porque estão naturalmente mais vulneráveis, mais permeáveis ao exterior. O que poderia não afetar alguém, afeta estes cerca de 20% da população mais sensível, uma vez que o seu sistema nervoso é um pouco mais ativo e recetivo. Não é uma doença, não é uma anomalia. Segundo as investigações, é apenas um sistema diferente e que pode funcionar perfeitamente desde que seja devidamente compreendido. Esta sensibilidade pode ser até um ponto positivo em muitas situações, porque simplesmente estas pessoas estão mais atentas e conscientes do que se passa à sua volta, uma vez que não podem evitar essa ligação, já que a sentem, muitas vezes, fisicamente.

Elain Aron dedica a sua vida na investigação e compreensão destas pessoas. O seu estudo foi uma esperança encontrada por aqueles que se sentem muitas vezes incompreendidos ou incapazes de lidar com algumas situações, normais para a maioria das pessoas, mas altamente stressantes e de grande desgaste para outras. É uma nova maneira de viver que se tem de construir. É utilizar as caraterísticas a nosso favor e utilizar essa sensibilidade para nos compreendermos mais profundamente e estabelecermos uma ligação mais profunda com o nosso ser. É a partir desta ligação que nasce a compreensão e um salto é dado. Apesar das ondas continuarem a ser grandes, pelo menos sabemos como nos manter à superfície. Os outros não têm de compreender tão bem porque não precisam, as ondas para eles são pequenas. Nós precisamos, mas também temos as ferramentas necessárias para o fazer de forma surpreendente.

O site que se segue é a página de Elain Aron. A informação lá contida é de utilidade para todos. Não só para quem se considera HSP.

http://www.hsperson.com/

Vou colocando aqui os sites que merecem destaque neste tema.

O RÓTULO:

Os rótulos não são simpáticos, mas às vezes servem-nos. HSP (highly sensitive person) é o termo utilizado. Mas não nos vamos deixar limitar por ele. Não nos vamos identificar completamente com ele. Não vou dizer em todas as situações que tenho desculpa porque sou um HSP. Vamos considerar cada momento e não oferecer resistência agarrando-me a este rótulo. Às vezes não sou capaz de enfrentar uma situação mas, outras, sou perfeitamente capaz. Vamos servir-nos deste rótulo apenas para que haja uma clareza e facilidade acrescida na compreensão do meu comportamento, mas que não seja um encosto no qual descansamos confortavelmente e que nos consente não ir mais além. Que seja também, no entanto, uma forma de aceitar e perceber os nossos limites, porque todos os temos. Este é o desafio lançado: viver a nossa vida de uma forma mais inteligente, compreendendo-nos a nós próprios.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s